As temperaturas estão subindo, o verão chegou, e quais cuidados devemos ter com nossos pets na hora de passear no Cidade Jardim?
Algumas perguntas são primordiais, como o horário mais adequado para sair, quais partes do corpo do animal devem ser protegidas, o que fazer quando o pet estiver ofegante. Com a colaboração da moradora do Reserva do Parque e veterinária Hyrimar Souza, a ASCIJA lista algumas dicas para minimizar os problemas causados pelo calor excessivo.
1 – Não passear em horários de calor em torno dos 30ºC, pois pode acarretar em queimaduras nas patinhas/coxins. A dica é ficar 3 minutos pisando no solo sem sapato, e se não for incômodo para você, não será para o pet. Para evitar queimaduras, sugerimos passear no início da manhã e de noite, e priorizar grama e terra em detrimento de asfalto ou areia quente em dias de temperatura mais elevada.
2 – Mantenha seu animal hidratado ao longo do dia, oferecendo água fresca e limpa em abundância, água de coco, brinquedos especiais como tapetes gelados, ou sorvetes próprios para pets.
3 – A língua para fora é um sinal de que seu animal está cansado. Se ele persistir dessa forma, pode ser hora de voltar para descansar.
4 – O cuidado começa antes do passeio, mas não termina por aí. O protetor solar para cães de pelos claros (como o fofíssimo Estone aí da foto) é muito importante, assim como deixa-lo em local ventilado após o passeio. O tapete gelado é uma opção relaxante e divertida, que você pode fazer molhando um tapete com água gelada e deixando o animal aproveitar para se refrescar.
Seguindo essas dicas, o verão fica mais divertido para os amicães e amigatos! Nunca deixe de consultar um veterinário para tirar dúvidas!